Abrolhos

    ABROLHOS

    O Primeiro Parque Nacional do Brasil

    Abrolhos

    Abrolhos representa um marco para a conservação marinha no país com 87.943 hectares da Unidade de Conservação que ajudam a proteger a região com a maior biodiversidade marinha do Brasil e do Atlântico Sul.
    O Parque possui dois polígonos: um que protege o arco de recifes costeiros localizado entre os municípios de Alcobaça e Prado abrangendo o Recife de Timbebas; e outro a cerca de 70 quilômetros da costa, que engloba o Arquipélago dos Abrolhos – composto pelas ilhas Redonda, Siriba, Sueste, Guarita e Santa Bárbara – esta última excluída dos limites do parque e sob jurisdição da Marinha do Brasil – e o Parcel dos Abrolhos, contendo um complexo de milhares de chapeirões, estruturas recifais únicas encontradas somente na região do Banco dos Abrolhos.

    O Arquipélago de Abrolhos, além de resguardar porção significativa do maior banco de corais e da maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul, protege o principal berçário das baleias jubarte no Atlântico Sul, que migram para o Banco dos Abrolhos para ter seus filhotes. É também a única região do planeta onde é possível encontrar o coral Mussismilia braziliensis, conhecido como coral cérebro por seu aspecto peculiar. Espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção – como as tartarugas de couro, cabeçuda, verde e de pente – também se refugiam no Parque, além de aves marinhas como a grazina do bico vermelho, os atobás branco e marrom, as fragatas, beneditos, entre outros, incluindo pequenas aves migratórias do Hemisfério Norte. Um levantamento da biodiversidade da região registrou aproximadamente 1.300 espécies, 45 delas consideradas ameaçadas, segundo listas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

    Abrolhos pode ser visitado o ano todo!
    As águas claras de temperatura amena, seus históricos naufrágios e a rica fauna marinha fazem do Parque dos Abrolhos o atrativo natural mais importante da Costa das Baleias; A observação do fundo mar na área de maior biodiversidade marinha do Atlântico sul proporciona uma rica experiência aos visitantes. Seja em águas rasas ao redor das ilhas do Arquipélago, seja em áreas mais profundas, é possível observar peixes recifais, corais, gorgônias, tartarugas marinhas entre tantos outros seres. O Parque abriga ainda 03 naufrágios abertos à visitação, e uma extensa área de chapeirões – formações recifais únicas, em formato de grandes cogumelos de até 30 metros.
    É possível, ainda, avistar várias espécies de aves com seus comportamentos de alimentação, descanso, rapinagem, acasalamento, nidificação, proteção e cria de filhotes, entre outros.
    Como se não bastasse tudo isso, a região de Abrolhos é marcada pela presença de baleias jubarte que procuram a região para reprodução e cuidado com os filhotes.

    Fale Conosco

    © Copyright - Captain Dive
    Entre em contato pelo WhatsApp